"Um livro como o que acaba de publicar Ricardo Aleixo é de consulta obrigatória para quem queira adentrar-se nalgum dos aspetos, autores ou fontes de todo este período do século XVIII"  (Ángel Medina, El otro a ratos, 2017).

"Um livro, portanto, de alto valor científico, uma fonte de referência fiável da qual extrair informação segura, mas também muito mais que isto" (Danilo Prefumo, il Fronimo, nº 179, julho 2017).

Curriculum Vitae

(Síntese)

Nascido em Portugal (Fuzeta), Ricardo Aleixo finalizou os seus estudos complementares de guitarra (viola dedilhada) em Lisboa e, posteriormente, obteve o Título de Professor Superior de Guitarra no Conservatório Municipal de Barcelona, depois de completar a sua instrução instrumental em Alicante com José Tomás, Antonio Ballesteros e Ignacio Rodes. Realizou estudos de aperfeiçoamento na Escola d’Arts Musicals Luthier em Barcelona sob a direção de Arnaldur Arnarson e participou em várias aulas magistrais de pedagogos como Alberto Ponce, Eliot Fisk, Robert Brightmore, David Russell, José Tomás, Ivan Rijos, Ignacio Rodes, Roberto Aussel, Marco Socías ou Carles Trepat. Foi premiado em vários concursos, dos quais cabe destacar o Prémio Jovens Músicos de Lisboa e o Concurso de Juventude Musical Portuguesa (nível médio). Entre as suas atuações encontram-se as realizadas no Ateneo de Madrid, no Teatro Principal de Zamora, na Real Academia de Arte de Espanha em Roma, no Festival de Guitarra de Gumiel de Izán (Burgos) ou no Espaço para a Cultura de Caja Madrid em Barcelona. Paralelamente à sua carreira como professor de guitarra e intérprete, obteve o Diploma de Estudos Avançados (DEA) na Universidade Autónoma de Madrid com o trabalho de investigação La guitarra popular en Madrid en la segunda mitad del siglo XVIII. Em 2015 defendeu a sua tese de doutoramento La guitarra en Madrid (1750-ca. 1808): fuentes y difusión na Universidade Complutense de Madrid com a qual obteve o título de Doutor em Musicologia. Como resultado da sua atividade como investigador, escreveu vários artigos em publicações espanholas e internacionais como il Fronimo, Clásica2, Soundboard Scholar, Soundboard ou Musicología Global, Musicología Local. A sua tese de doutoramento foi galardoada com o Prémio de Musicologia 2015, concedido pela Sociedade Espanhola de Musicologia (SEdeM), e foi publicada no final de 2016 sob o título La guitarra en Madrid (1750-1808): Con un catálogo de la música de ese periodo conservada en las bibliotecas madrileñas.

© Ricardo Aleixo Guitarra Produções, 2019

1911122459197.barcode-300.default-cópia.
Logo 26 (PRETO 00000).jpg